sexta-feira, 7 de junho de 2013

CONQUISTE SEU PRIMEIRO EMPREGO


A conquista do primeiro emprego

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O mercado de trabalho no Brasil é cheio de contradições. Em muitos anúncios de vagas de emprego, há exigência de uma faixa etária jovem e que os candidatos tenham experiência profissional.
Ao agirem dessa forma as empresas estão perdendo oportunidades preciosas de formarem os seus novos talentos e mesclarem com os demais funcionários. As mudanças nesse sentido estão ocorrendo de forma muito lenta. Seguem algumas sugestões para você conquistar o seu primeiro emprego.
Na condição de um jovem profissional, com pouca ou nenhuma experiência, evite mandar apenas o seu currículo. Escolha criteriosamente as empresas que deseja trabalhar. Para a maioria dos jovens, o primeiro emprego ocorre nos segmentos do comércio varejista e de prestação de serviços, a exemplo do Telemarketing.
Assim, procure se diferenciar dos demais concorrentes, enviando um breve projeto de como pode contribuir para a empresa que deseja trabalhar. Vamos imaginar que tenha interesse em trabalhar como atendente ou vendedor em uma loja. Nesse caso, elabore um projeto que contemple ações para a melhoria no atendimento ao cliente. Este costuma ser um dos mais graves problemas das empresas.
Caso você não tenha conhecimento sobre o assunto, pesquise na internet, visite o comércio varejista da sua cidade e perceba a maneira como os clientes são atendidos. Ouça opiniões de profissionais que atuam nesse segmento e, principalmente, de alguns clientes.
Após coletar estas informações, elabore um breve projeto com sugestões sobre melhorias e de que forma você pode contribuir. Anexe ao seu currículo e faça uma carta endereçada ao seu futuro empregador. Se puder enviar para o proprietário, melhor. Caso contrário, envie para o Recursos Humanos ou Administração. Não esqueça de solicitar uma entrevista para maiores informações sobre o projeto. Caso você esteja em busca de um estágio, proceda de forma semelhante. Com isso você estará demonstrando atitude e se diferenciando das pessoas que concorrem a uma vaga na mesma função.
Não adianta espalhar convite para dezenas de empresas. Busque primeiro as agências de emprego. Em seguida, faça você mesmo a sua campanha para conseguir uma vaga. Pesquise na internet o que as empresas fabricam ou vendem, folheie as listas telefônicas e fique atento as empresas que anunciam nos veículos de comunicação. Por último, ande, ande e ande. Observe como funciona o comércio varejista e de que maneira você pode contribuir para solucionar os problemas dos clientes.
Planejar a busca do emprego exige persistência, criatividade e motivação. Sem dúvida, este será um dos grandes desafios em sua vida profissional e lhe proporcionará um aprendizado inesquecível.

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Prefeitura de Salvador oferece 1.400 vagas gratuitas para cursos superiores da Faculdade Vasco da Gama

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Em cooperação com a Faculdade Vasco da Gama e com os Ministérios da Educação e Cultura e do Desenvolvimento Social, a Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS) oferece uma oportunidade ímpar para que 1.400 pessoas, beneficiárias do Programa Bolsa Família ou dependentes, possam entrar para a Universidade em Salvador.
INÍCIO DAS INSCRIÇÕES: Dia 10 de junho, a partir das 8 horas, a SEMPS inicia o processo de inscrição para os interessados em estudar Administração, Ciências Contábeis, Pedagogia, Serviço Social ou Turismo, nas unidades de Salvador da Faculdade Vasco da Gama.
LOCAIS DE INSCRIÇÕES – Segundo o secretário Mauricio Trindade, da SEMPS, as inscrições serão realizadas exclusivamente nas 21 unidades dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), localizadas em todos os bairros populares de Salvador. “ Estamos preparados para a grande demanda que teremos, afinal, esta é uma excepcional oportunidade para que pessoas de baixa renda possam ingressar na universidade. É fundamental destacar que os cursos serão totalmente gratuitos e o aluno receberá, ainda, todo o material didático e tablets no período em que estiver na Faculdade”, explica.
DOCUMENTAÇÃO – Para garantir acesso ao curso desejado os que fizerem sua inscrição num dos CRAS de Salvador terão que apresentar documento de conclusão do segundo grau. “ Eles farão teste de avaliação para ingressar na faculdade, que constará de redação. Os novos universitários terão, ainda, no primeiro semestre, aulas de reforço de matérias que cursaram no segundo grau, como português e matemática, para que tenham ótimo aproveitamento na faculdade ”, pontua o secretário.
Ainda segundo Mauricio Trindade, os recursos financeiros para bancar a oferta das 1.400 vagas virão do Governo Federal através de receitas provenientes dos royalties do Pré-Sal destinados exclusivamente para a educação. Neste sentido, foi criado o Fundo Social do Pré-Sal, já em vigor.

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Prefeitura de Brumado abre concurso com salários de até R$ 10 mil

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A prefeitura de Brumado inscreve até esta sexta-feira (7), os interessados no processo seletivo com 385 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários oferecidos variam entre R$ 678,00 e R$ 10.000,00 em jornadas de 20, 24, 30 e 40h semanais.
As vagas de ensino superior são para assistente social, bioquímico ou biomédico, educador físico, enfermeiro, farmacêutico, médico PSF, médico SAMU, nutricionista, odontólogo, psicólogo, pedagogo e fisioterapeuta. Já para os cargos de ensino médio são para auxiliar administrativo, auxiliar de consultório dentário PSF, auxiliar de enfermagem, motorista PSF, condutor de ambulância, condutor de motocicleta, instrumentador cirúrgico, rádio operador SAMU, técnico de enfermagem, técnico em patologia e técnico em radiologia. As vagas de nível fundamental são para auxiliar de serviços gerais e porteiro.
Os interessados devem se inscrever na Biblioteca Municipal de Brumado, localizada na avenida Otávio Mangabeiras, nº. 226, centro, Brumado, das 8h às 12h e das 14h às 17h. A taxa de participação é de R$ 20,00 para disputar as funções de níveis fundamental e médio e de R$ 50,00 para superior.
Os candidatos serão avaliados por meio de provas objetivas, de caráter eliminatório, previstas para serem aplicadas no dia 14 de julho, em locais que serão previamente determinados e comunicados. A validade do processo seletivo será de dois anos, podendo haver prorrogação por igual período.
Fonte: Editoria de Empregos, do iBahia.com

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O que você quer ser quando crescer?

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Hoje eu acessei o meu Facebook e tinha a indicação do amigo e conterrâneo Márcio Gomes, propondo a todos do Grupo que assistissem ao vídeo de autoria do engenheiro mecânico e advogado, o mineiro Deivison Pedroza, baseado em sua biografia www.deivisonpedroza.com.br
O texto é muito bonito e as imagens complementam as ideias do autor. É uma verdadeira aula de comunicação, motivação e criatividade.
Quando somos crianças ou adolescentes, sonhamos em fazer coisas grandiosas e que nos gratifiquem. Aos poucos, sem percebermos, vamos diminuindo a nossa capacidade de sonhar e de ter metas audaciosas.
Ao rever esse vídeo, lembrei-me de um excelente livro que muito contribuiu para a minha vida pessoal e profissional, chamado “Você é do Tamanho dos seus Sonhos” (foto), de autoria do renomado consultor e palestrante César Souza www.cesarsouza.com A linguagem é clara, objetiva e atraente. Recomendo a leitura do mesmo.
Um aspecto relevante quando falamos de sonhos é lembrar que um sonho para tornar-se realidade é preciso de motivação, criatividade e planejamento.
Muitas vezes nos esquecemos de compartilhar os sonhos com as pessoas que mais amamos e que também desejam fazer parte deles.
Como sabiamente afirmou o nosso saudoso Raul Seixas, “Um sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade”.
Sugerimos que você acesse o www.youtube.com assista a esse maravilhoso vídeo e tire as suas próprias conclusões. Vá em frente e sucesso!

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Não há nada permanente, exceto a mudança

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A frase título deste post é atribuída ao filósofo pré-socrático Heráclito de Éfeso (540 a.C. – 470 a.C.), considerado o “pai da dialética”. É inteligente e instigante.
Acreditamos que o mundo se divide em dois momentos: antes e depois da Internet. Ela chegou para modificar a nossa forma de trabalhar, relacionar, divertir, estudar e inúmeras outras atividades.
Em 2011 tivemos a oportunidade de assistir a uma brilhante palestra do professor e consultor Gil Giardelli (foto), quando do lançamento do novo portal iBahia. Sugerimos que você visite o site www.gilgiardelli.com.br para conhecer alguns dos seus excelentes artigos.
De forma entusiasmada e criativa ele apresentou as transformações que estão ocorrendo e outras que virão, em virtude da Internet e das redes sociais de relacionamentos.
Sempre que avançamos na forma de comunicar e de interagir, o nosso cotidiano é fortemente modificado. Foi assim com a imprensa, cinema, rádio, televisão e outros meios.
Se prepare para mudar. Queiramos ou não o novo sempre vem!
Assim, gostaríamos de lhe convidar para fazer algumas pequenas mudanças em sua vida: dormir do outro lado da cama, comer com a mão esquerda, elogiar uma pessoa querida, perdoar uma outra, experimentar jiló, aprender uma nova atividade e concluir a leitura de um livro que você esqueceu na estante ou cabeceira da cama.
Embora todos nós falemos da importância de mudar, sabemos o quanto é difícil. Somos resistentes às mudanças e gostamos daquilo que estamos habituados, pois a mudança traz insegurança e desconforto mental.
Pois é, amigo, quando estiver em dúvida se deve mudar, arrisque e avalie os prós e contras. Viver é arriscar e viver é mudar. Se desejamos resultados diferentes e melhores em nossa vida pessoal e profissional, necessitamos trilhar por novos caminhos. É simples, mas não é fácil.

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A importância da gestão do tempo

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No dia 6 de maio de 2011 o programa Globo Repórter abordou esse importante assunto. Todos nós dispomos de 24 horas por dia, entretanto, poucas pessoas sabem como utilizá-las de maneira inteligente e prazerosa.
A utilização do tempo tem relação direta com os objetivos e metas de cada um, bem como as suas atividades pessoais e profissionais. Há vários estudos e teorias sobre o assunto, porém, a nossa maior dificuldade em administrar o tempo está relacionada com a procrastinação (ficar adiando o que não gosta de fazer e que é necessário) e a falta de planejamento.
Vamos primeiro abordar a questão do planejamento. Sugerimos que você utilize uma agenda, objetivando facilitar a realização das atividades, classificando-as em três grupos:
1) Imprescindível – como o próprio nome indica, deve ser realizado com urgência. Não pode ser adiado e nem esquecido, pois as conseqüências são grandes. A atividade deve estar localizada na sua agenda nas primeiras horas do dia.
2) Importante – é o que deve ser concretizado depois que você já tiver feito o que era imprescindível. Esta atividade é de média prioridade e o fato de não realizá-la antecipadamente não comprometerá os resultados. Chegará o momento em que será imprescindível. Caso você tenha horas ociosas, aproveite para iniciar ou concluir a atividade. Sempre que possível, deixe algumas horas vagas em sua agenda, pois atividades importantes podem se tornar imprescindíveis no mesmo dia.
3)Ocasional – são as atividades que você fará quando se tornarem importantes e depois imprescindíveis. A sua prioridade é baixíssima e as conseqüências de não utilizá-las são insignificantes.
Confira mais sugestões no nosso material didático, utilizado no curso Gestão do Tempo, Ações e Metas:
APOSTILAS – GESTÃO DO TEMPO, AÇÕES E METAS
Se você reside ou trabalha em uma grande cidade, certamente enfrenta muitas horas de filas em bancos, supermercados, cartórios e longos engarrafamentos no trânsito. Quando não houver alternativa, aproveite para ler, ouvir música ou qualquer atividade prazerosa e que lhe seja produtiva.

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Merchandising e promoção de vendas

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Na Bahia temos poucos profissionais que se dedicam a estudar e a se especializar nessas importantes ferramentas de vendas. Há centenas de pessoas que fazem uso delas, de forma amadora e sem perceber o seu potencial, amplas e criativas combinações para expor os produtos no Ponto de Venda – PDV. Se você já trabalha ou deseja ingressar no comércio varejista, sugerimos que apronfunde os seus conhecimentos, pois as oportunidades de trabalho são muitas.
MERCHANDISING “É qualquer técnica, ação ou material promocional usado no Ponto de Venda – PDV, que proporcione informação e a melhor visibilidade aos produtos, marcas e serviços, com o propósito de motivar e influenciar as decisões de compra dos consumidores, segundo Regina Blessa, publicitária, pós-graduada em Comunicação e especialista no assunto. Recomendamos a leitura do seu excelente livro (foto), escrito de forma clara e objetiva.
A VISÃO DOS PRODUTOS
Os produtos expostos, mais ou menos à altura dos olhos do cliente, é um fator decisivo. Devemos facilitar ao máximo para que o cliente possa utilizar os cinco sentidos (visão, tato, paladar, olfato e audição), quando for possível. Nem todos os produtos que são vendidos podem ser usados esses sentidos. Mas, na ambientação da sua loja, os cinco sentidos devem estar presentes.
EXPOSIÇÃO DOS PRODUTOS
Saber arrumar um produto dentro da loja é fundamental para estimular o cliente a comprá-lo. Se a sua loja possui muitos itens, é necessário analisar quais são mais importantes para o cliente. Como sabemos, esses hábitos de compra podem mudar, de acordo com o perfil do cliente, localização da loja, período do ano, entre outras variáveis. Vejamos as principais vantagens de se fazer uma bonita exposição:
a) atrair o cliente e facilitar a compra;
b) economizar tempo;
c) lembrar as necessidades;
d) valorizar o espaço da loja;
e) atrair novos consumidores;
f) aumentar a atratividade dos produtos;
g) criar fidelidade ao produto e a marca.
PROMOÇÃO DE VENDAS
“Promoção é qualquer esforço feito para comunicar e promover empresas e produtos, sem utilizar mídia convencional. Tem abrangência muito grande, podendo ser uma ação ou conjunto de ações amparadas em uma mensagem objetiva de comunicação, ou um evento simples, como um patrocínio de um campeonato esportivo ou concerto musical”, complementa Regina Blessa. Vejamos alguns exemplos de promoção:
a) vales-brindes;
b) concursos;
c) sorteios;
d) leve 3 pague 2;
e) coleções/junte-troque;
f) cupons;
g) preços promocionais; e
h) entre outros.
Técnicas de Merchandising é um assunto amplo e que requer muita prática, senso de observação e trabalho em equipe. Sugerimos que você amplie os seus conhecimentos, através de livros, revistas e vídeos especializados. Vá em frente e sucesso!

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Você cuida da sua imagem?

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No mercado de trabalho altamente competitivo e global, devemos levar em consideração vários aspectos sobre o que é competência. Não basta ser capaz, é preciso transmitir uma imagem de credibilidade.
Foi inaugurada em Salvador, a empresa Norma Pereira Consultoria de Moda e Imagem (foto), com a finalidade de prestar estes serviços:
1.Entrevista de coaching
2.Diagnóstico das cores
3.Análise morfológica
4.Análise e pesquisa do estilo
5.Consultoria em vestuário e acessórios, em função do estilo, da cor e da morfologia
6.Análise e classificação do guarda-roupa
7.Personal Shopper
8.Book com fotos mostrando o antes e depois de todo o trabalho desenvolvido.
A Norma Pereira oferece também a você uma transformação pontual de sua imagem. Com um objetivo mais curto e rápido, o Relooking é o atendimento ideal para pessoas que desejam uma transformação rápida, eficiente e ocasional, que as prepare para eventos específicos, especiais.
Duração do programa: Em média, de 8 a 16 sessões, dependendo do objetivo de cada pessoa.
A Empresa dispõe de parcerias com excelentes profissionais esteticistas, nutricionistas, maquiadores, dermatologistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, comunicação verbal e oratória, etiqueta, entre outros.
Fonte: Assessoria de Comunicação.
(71) 3341.2635 / 8638.2603 | 9988.2003 www.normapereira.com.br
e-mail contato@normapereira.com.br Av. Tancredo Neves, 620 – sala 2422 – Empresarial Mundo Plaza (próximo ao Shopping Iguatemi).

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Por que temos medo de falar em público?

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Pesquisas afirmam que, depois da morte, o maior medo do Ser Humano é o de falar em público. Esse medo é atribuído à preocupação que temos de não sermos aceitos pelos ouvintes, medo de falhar e conseqüentemente sofrer hostilidades e medo do ridículo. Os mais tímidos não suportam ser o centro das atenções e muitos se consideram inferiores aos ouvintes.
Há mais de 15 anos realizo cursos e palestras sobre os temas Oratória e Marketing Pessoal. Muitos dos alunos afirmam que as causas mais fortes para os seus medos estão relacionadas com situações desfavoráveis no passado, geralmente na infância, tendo como cenários as suas residências e escolas. Aqui estão alguns depoimentos: “meus pais são tímidos (ou autoritários)”; “meu professor e alguns colegas zombavam da minha voz porque eu gaguejava”; “eu não me achava bonita e não gostava do meu corpo”; “os colegas diziam que para eu ser burro só faltava comer capim”.
Em função do medo, o nosso corpo libera uma grande quantidade de adrenalina e podemos sentir a boca seca, o coração bater acelerado, tremores, “dá um branco” e as idéias desaparecerem, um vazio no estômago, suarmos frio ou exageradamente, sensação de que o chão está afundando, entre outras. Não fique triste e não se desespere que isso pode ser resolvido e acontece com milhares de pessoas.
Como vencer o medo
1. Treine antecipadamente e conheça ao máximo o assunto que irá falar, procurando gravar (em vídeo ou gravador) as suas apresentações e analise o conteúdo e a forma. Algumas palavras são péssimas para serem faladas e aquilo que está claro na escrita pode deixar dúvidas na comunicação verbal. O ouvido é seletivo e algumas palavras se perdem. Fale de maneira clara e os aspectos mais importantes devem ser repetidos para serem fixados no cérebro do ouvinte;
2. Tem um ditado popular que diz – “Mineiro não perde o trem”. Complementamos dizendo que o orador preparado e que chega cedo, também. Chegue antes ao local da sua apresentação, faça a sua voz propagar no ambiente, crie imagens positivas em seu cérebro, sinta o cheiro, teste antecipadamente os equipamentos que irá utilizar. Nas nossas apresentações temos por hábito receber as pessoas que prestigiam os nossos cursos e palestras. Com isso objetivamos “quebrar o gelo” e ao mesmo tempo tornamos familiares ao público. Experimente fazer o mesmo, pois você irá gostar e os ouvintes idem;
3. Os principais tópicos da sua apresentação devem ser escritos em uma ficha ou papel mais grosso (120 ou 180 gramas), para não tremular se você estiver nervoso, objetivando utilizar a qualquer momento ou até mesmo para que você sinta mais seguro. Resista à tentação e ficar olhando o papel a todo instante e com isso perder a espontaneidade e transmitir insegurança;
4. Ao ser apresentado ao público não se precipite para iniciar a sua comunicação, indo direto ao assunto. Procure olhar para as pessoas que estão do lado esquerdo, no centro e à direita. Respire suave e lentamente. Aos poucos a adrenalina vai baixando e os sintomas tenderão a diminuir ou desaparecerem;
5. Se estiver muito nervoso, segure uma caneta (exceto a que faz tic tac) e contraia os dedos dos pés se os mesmos estiverem completamente cobertos, objetivando deslocar as tensões para o chão. Após alguns minutos os sintomas desconfortáveis vão diminuindo e você se sentirá melhor;
6. Se você esquecer o que vai dizer – o famoso “branco”, procure ficar tranqüilo e use a seguinte frase: “.. pois bem, como estava dizendo….” e complemente com palavras que estejam relacionadas ao tema da sua apresentação. Mais adiante você encontrará a palavra que estava procurando. Uma outra técnica que utilizamos é aproveitar para beber um pouco de água (o copo deve estar ao seu lado) e, lentamente, enquanto bebemos a água, procuramos lembrar das palavras ou assunto.
Para aprimorar essas habilidades e competências, sugerimos ler o nosso livro (foto), lançado em março deste ano pela Aprenda Fácil Editora www.afe.com.br O mesmo é comercializado exclusivamente pela internet, e-mail vendas@cpt.com.br ou telefone (31) 3899-7000. R$ 45,00.
É um investimento garantido para a sua carreira profissional.

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Marketing de varejo e de serviços

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De forma consciente ou não, o marketing está presente em nosso cotidiano, através dos produtos – que têm existência física – geladeira, celular, automóvel – e dos serviços – não possuem existência física – mas, percebemos a sua presença, a exemplo dos serviços de saúde, internet, educação, turismo, consertos e reparos em geral.
O que o é marketing?
A American Marketing Association o conceitua como o planejamento e execução de idéias, bens materiais e serviços, criando processos de troca que satisfaçam objetivos individuais dos clientes e das organizações. Vejamos outras importantes definições:
“É uma atividade humana dirigida a satisfazer necessidades e desejos através do processo de trocas”
Philip Kotler – professor e escritor.
“É conquistar e manter o cliente” Theodore Levitt, professor e escritor.
Por outro lado, devemos conhecer o que NÃO é marketing:
– Propaganda enganosa;
– Promover produtos que não existem no estoque;
– Toda e qualquer ação com o objetivo de trapacear o cliente.
O marketing é firmado nos 4Ps – Product (produto), Price (preço), Place (praça) e Promotion
(promoção).
Produto (ou serviço) é aquilo que a sua empresa fabrica e ou vende para cliente.
Preço – é quanto o cliente deverá pagar para satisfazer as suas necessidades e desejos através dos produtos e serviços.
Praça – é o local que o cliente deve ir para comprar os produtos e serviços. Com a revolução
das tecnologias – computador, internet, celular, o consumidor não mais necessita ir fisicamente à
empresa. A presença pode ser virtual, acessando o site da empresa ou a Central de Atendimento
Telefônico (Call Center).
Promoção – Abrange as mais variadas formas de propaganda – vitrine da loja, embalagens dos produtos, correspondências tipo mala direta, anúncios de televisão, rádio,
jornal, revista, além de promoções do leve três e pague dois, entre outras.
Exercícios para estimular a sua criatividade
√ Selecione alguns produtos que você gosta, a exemplo do computador, automóvel, celular e aparelho de som. Analise a embalagem, desenho, cores, quais necessidades e desejos satisfazem.
√ Visite supermercados e perceba os produtos expostos nas gôndolas e observe quais chamam a sua atenção pela beleza das embalagens. Sinta a textura, cores e apresentações das mesmas. Elas valorizam o produto e se destacam junto aos concorrentes? Perceba as técnicas de merchandising (exposição dos produtos nas gôndolas). Elas facilitam a visão e estimula o consumidor a adquiri-los? Quais produtos ficam expostos junto aos caixas? E no fundo da loja? Justifique os motivos.
√ Ao assistir televisão, analise os comerciais, as suas técnicas de persuasão e como elas favorecem a compra dos produtos e serviços.
√ Quais marcas você lembra quando necessita de instituição financeira, roupa, tênis, automóvel e refrigerante? Quanto você acredita que as empresas investiram para conquistar essa presença em seu cérebro?
√ Por falar em serviço, fique atento ao atendimento que você recebe nos locais onde faz compras. Ele é adequado? O atendente faz diferença ou seria melhor o auto-atendimento?
Por que devo me interessar pelo marketing?
Ele é indispensável para a criação, aperfeiçoamento e venda dos produtos e serviços. Caso você esteja buscando o primeiro emprego, saiba que a grande maioria dos profissionais ingressa no mercado de trabalho através do comércio varejista e do setor de serviços.
Qualquer que seja a sua atual ou futura atividade, saiba que o marketing se fará presente. Através dele você poderá se destacar em sua atividade, enxergando a importância do mesmo para a produção e comercialização dos produtos e serviços da sua empresa.
O marketing estimula a criatividade e favorece a capacidade de observação do comportamento humano. Vá em frente e sucesso!

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